domingo, 16 de setembro de 2012

Planos e política para o Automobilismo Paulista


Amigos do Automobilismo de Garagem

Li hoje no blog do colega de pista Flavio Gomes (mais um dos seus ótimos textos) sua visão sobre o automobilismo no país, sobre a falta de público em um evento tão atrativo como as Seis Horas de Interlagos.

Preciso, realista e triste.

Tive interesse em ler os inúmeros comentários dos seus seguidores, aos quais me incluo.

Quero trazer aqui minha contribuição.

Tenho uma visão de confiança na reconstrução, pois entendo que é o que nos resta fazer. Ou então assumir a morte.

Mas esta não deve ser antecipada, mesmo que o doente seja terminal. Eu acredito, ou como disse o cara há quatro anos, NÓS PODEMOS!

Vamos lembrar alguns fatos bons:

- Os últimos meses foram intensos em fatos, conversas e planos.
Um inusitado patrocínio para vinte Formula Vees nas etapas restantes do campeonato.
O movimento do abaixo-assinado com 318 assinaturas, que foi entregue para a Secretaria de Turismo, com reivindicações objetivas e que caminham para serem atendidas.
- Um projeto de lei, elaborado pelo vereador Floriano Pesaro, que define o Campeonato Paulista de Automobilismo como evento oficial da cidade.
- O crescimento dos grids da Formula Vee e da Classic Cup.

Pois bem, vamos aproveitar os bons resultados, acreditar e evoluir.

Iniciamos as conversas para termos um grande dia em 2013, um dia de Grande Prêmio.

A proposta é trabalharmos para fazer um evento com muitos carros, belas pinturas, atrações para o público, homenagens aos ídolos do passado.

Para celebrar o início de uma nova fase.

Vamos unir forças em torno da FASP e dos clubes, aproximar as categorias, resgatar ideias para o automobilismo paulista, palco de provas fantásticas e fábrica de talentos.

Temos que nos encontrar na pista ou nos botecos, trabalhando para este grande dia, o dia da virada.

Somos capazes de resgatar o interesse da sociedade no automobilismo, somos capazes de trazer público para as arquibancadas, somos capazes de ampliar presença nas noticias de jornais.

Somos capazes porque problemas como este, baixo interesse do mercado, ineficiência operacional, perda de clientes, faz parte da rotina de todos nós que trabalhamos com isso. E resolvemos, não é verdade?

Por que no caso do automobilismo, algo que temos um interesse genuíno, não seremos capazes de resolver?

Mas sem ilusões, trata-se de uma reconstrução, com resultados a longo prazo.

Temos que acreditar que podemos, fazendo o diagnóstico preciso e planejando as ações.

Vamos nesta missão, trabalhar pelo que gostamos?

2 comentários:

  1. Repetindo e insistindo:
    Contem comigo.
    Como nós, há muitos que possuem bagagem e competencia acumulados, e que se dispõe a contribuir na medida de suas capacidades e capabilidades.
    Está ao nosso alcance, caso sigamos um plano de negócio passo a passo essa retomada, essa "reinvenção e readaptação" de tudo isso que amamos muito.
    Podemos contribuir e somar.
    "Tô dentro".

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  2. Chamma,

    Em nossas vidas e nossas empresas podemos resolver porque existe o que você conhece bem nos negócios, ownership e accountability. São coisas que até difíceis de traduzir para o português, tem que sentir para entender. Se não houver uma reformulação que inclua a profissionalização das federações eu não acredito em um bom resultado. A estrutura tipo clube / política favorece a manutenção da mediocridade. Eu torço para vocês e dentro da minha capacidade limitada ajudarei com apoio às iniciativas, mas deixo claro que sem uma mudança radical de estrutura, "Tô fora". Na minha opinião em SP deveríamos fazer uma nova liga, começando do zero, organizar um novo campeonato, etc. Arrumar o que está aí acho quase impossível.

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