terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cadê o freio?!



Hoje, 14 de novembro de 2011, faz um ano da preliminar dos 500Km de Interlagos. Um dia para lembrar, mas porque não foi nada agradável!
Esta é a melhor das provas da Classic porque é um dos raros dias com público no autódromo.
O pessoal entra nos boxes, tira fotografia, faz perguntas, quer sentar nos carros.
Queria fazer uma boa prova, trazer um troféu para casa, mas a bruxa estava me seguindo.
Na véspera, no treino livre, o motor engasgava. Na reta, em quarta marcha, a 5600rpm (o normal é chegar acima de 7000rpm).
Intervalo de uma hora para a classificação, desmontamos os carburadores, fomos para a pista e o carro não andava.
Cinco voltas, bandeira vermelha, todos para os boxes.
Explico aos mecênicos que está igual, olham, olham, olham.... Pista liberada, volto, duas voltas, o câmbio trava em segunda marcha, volto me arrastando para largar em 9º.
Saio no meio do grid.
"Até que dá para encarar. Vamos ver  que o consigo amanhã, domingo".

Trabalham a noite, trocam o câmbio, colocam um que nunca usei.
Sem warmup, saio do box para alinhamento.
Na primeira freada, lá embaixo no Lago, cadê o freio?
Pedal no chão!
Escapo, porque aprendi que a primeira volta se faz testando a máquina.
Estava devagar. Me arrastando, volto ao box.

- O que foi?
- Estou sem freio cacete, vocês não viram isso?
- Segue, vai bombando que ele sobe, trabalhamos nele a noite e isso é normal.

Volto bombando.
Paro no grid. Largo ou não largo?
Vamos em frente, a prova já foi pro espaço mesmo, então ao menos vou treinar.
Luz verde, deixo a turma passar para frear cedo prevendo um desastre.
Já na sétima volta, levo uma dos líderes. Faltando só mais quatro, freio lá longe nos 250 antes do Senna, nada! Pedal no chão, quarta para terceira, não vai dar para virar, não vai dar, vou reto, a área de escape está terminando, faço um cavalo de pau lá na antiga 2, agora volto para o S, nada de freio, já em segunda, a primeira não entra, desligo com a marcha engatada para travar, ufa, desta escapei.

Que merda de revisão fizeram?
Este é um dos problemas mais sérios da Classic. Carros velhos em alta velocidade, freios que esquentam rápido demais e perdem eficiência. No final da reta muitos estão chegando acima dos 200 km/hora. Pode dar merda.

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