terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SPA

Com Piquet,  de Williams-Honda na pole, a largada de SPA 86 foi um desastre para o quase estreante Berger.

Espremido na largada, na estreita La Source, roda e fica para o fim da fila, sem deixar de levar junto um Prost azarado que largava em terceiro.

Foi um banho de água fria para quem largava em segundo. Piquet escapou ileso da lambança e seguiu firme na ponta até a volta 17, quando seu motor Honda o traiu e o deixou a pé.

Liderança dada de presente a Senna, que a mantém por poucas voltas até a troca de pneus e abastecimento. Mansell, que vinha herdando posições depois de rodar no Bus Stop na quinta volta, assume a ponta após ganhar quase dois segundos nos boxes.


Sua Williams muito forte encosta na Lotus de Senna e vai embora, abrindo quase 20 segundos até o final. A prova termina com Mansell, Senna, Johansson e Alboreto (ambos de Ferrari).

SPA de 86 foi marcada pela ausência de Elio de Angelis, morto duas semanas antes em treino privado com sua Brabham BT55 BMW, um carro tão baixo que se acreditava experimental.

Elio morreu em Paul Ricard, que por isso foi condenado a reformas.

Em SPA,  pressionada pela morte de Elio, a FIA muda o regulamento dos motores para 87, reduzindo a potência para trazer mais dirigibilidade e segurança.

Tive o prazer de dirigir em SPA em 96, com um modesto Megane.

Cinco voltas em baixa velocidade, sentindo os ups and downs, esquerda/direita, fazendo a Eau Rouge.

Mas um fato extra-pista foi marcante. Chegando em SPA, na ruazinha de acesso me deparei com uma loja de miniaturas.

Seu dono, meu xará, Marcelo, muito discreto me perguntou se desejava algo.

Não queria gastar e falei, certo que eu teria um argumento para deixar a loja "você tem miniatura do Copersucar?".

Para meu espanto ouvi "Of course, what model?".

De imediato me chamou para uma sala (diria ter 80m2) e lá me deparei com mais de 2000, sim, duas mil miniaturas de F1, de todas as equipes, marcas, patrocinadores, chassis, pinturas.

E obviamente, TODOS os modelos de Copersucar, os pratas e depois os Fitti Skol.

Sem graça, perguntei "você vende um Copersucar?".

A resposta foi clara "vendo o que tem na loja, os desta sala são da minha coleção!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário