terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Watkins Glen 69 - Rindt, Hill e parafusos nos pneus

O GP dos Estados Unidos de 69 marca o início do curto e trágico reinado de Rindt.

Depois de várias provas mostrando talento mas sem podium, Rindt larga com o Lotus 49B e consegue sua primeira vitória, tão acachapante  sobre Stewart que leva Chapman a renovar seu contrato para a fatídica temporada de 70 quando correria com a  fantástica Lotus 72. Até este dia, era conhecido como o rei da F2, mas um quebrador de carros.

Este GP, entretanto,  foi marcado pelo brutal e ridículo acidente de Graham Hill, que traria mudanças no automobilismo. Com um pneu traseiro furado, Hill entorta, sai da pista e apaga o motor.

Naquele tempo, quando o automobilismo era "amador", sem regras claras, Hill sai do carro para empurrar e fazer o motor pegar. Volta ao carro, sem prender seu cinto de segurança e vai em direção ao box devagar para trocar o pneu mas capota no caminho quando a borracha sai do aro e este toca no chão.

Hill quebrou as duas pernas e temeu-se não mais andar. Começou aqui o crepúsculo de Hill.

A F1, no entanto, avaliou que o risco do pneu sair do aro era grande e surgem os parafusos que durante muito tempo fixaram a borracha no metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário